Jaraguá do Sul, 30 de Maio de 2020.
Acomac JS - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Jaraguá do Sul
Notícias
27/06/2014 - Plataforma Exclusiva Para Atendimento De Reclamações De Consumidores

Prezados Associados,

O governo federal lança hoje (27) uma plataforma exclusiva para atendimento de reclamações de consumidores. – www.consumidor.gov.br

Trata-se de uma plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados, monitorada pelos Procons e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade.

A gestão da plataforma é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A adesão é realizada diretamente entre e a empresa e a Senacon. Algumas empresas associadas ao IDV já foram contatas pela secretaria.

Segue matéria veiculada hoje no ESP com informações adicionais.

Cordialmente,

 

O Estado de São Paulo – 27/06/2014

Consumidor.gov

O governo apresenta nesta sexta-feira, 27, uma ofensiva para transferir as queixas mais frequentes dos consumidores das filas dos Procons para um site. Técnicos da Secretaria de Defesa do Consumidor elaboraram um espaço virtual de intermediação de conflitos entre fornecedores e compradores, que já está em funcionamento na rede.

A partir de um cadastro com dados pessoais no endereço www.consumidor.gov.br, o usuário poderá descrever sua reclamação num espaço de até 3.000 caracteres. A empresa terá dez dias para responder à queixa. O usuário, então, dará uma nota de 1 a 5 para o atendimento. À exceção de números de documentos de identidade, todos os dados do diálogo ficarão na internet para avaliação pública.

A plataforma de informações também permitirá uma série de indicadores e rankings positivos e negativos de empresas, que o governo promete manter online. Os maiores bancos (campeões absolutos de queixas), operadoras de telefonia fixa e móvel (vice-campeãs), lojas de varejo, companhias aéreas e outros fornecedores de serviços aderiram ao projeto.

Num primeiro momento, o site atende consumidores do Distrito Federal e de 11 Estados, incluindo Rio e São Paulo, que representam 62% da população. A partir de 1º de setembro, o serviço terá cobertura nacional. Uma portaria que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deverá assinar amanhã, em Brasília, oficializa o novo site. A portaria será publicada na segunda-feira, no Diário Oficial da União. Até o dia 5 de julho, início do período eleitoral, o governo divulgará campanhas para popularizar a plataforma.

A meta da Secretaria Nacional do Consumidor é permitir que as 800 lojas de Procons espalhadas pelo País tenham mais rapidez para atrair casos, por exemplo, de clientes de planos de saúde, que em situações de emergência preferem buscar liminares na Justiça. Por outro lado, o novo site poderá ser uma alternativa para problemas diários que costumam não ser levados ao Procon. Na ficha de reclamação no site, clientes poderão, por exemplo, descrever seus problemas com a conexão da internet, a empresa de TV a cabo ou a falta de cobertura do celular.

 

Adesão

Pesquisa que serve de base para estudos do governo mostra que 62% dos entrevistados não costumam fazer reclamações sobre problemas enfrentados nas relações de consumo. Dos que reclamam, a maioria tenta resolver o problema com o próprio fornecedor. Apenas 11% recorrem ao Procon e outros 9% publicam seu descontentamento no Facebook e no Twitter. O custo de tempo de uma reclamação e a falta de perspectiva de solução do problema é apontado por 68% deles como um motivo para não ir ao órgão de defesa.

Na quarta-feira, a secretária Nacional do Consumidor (Senacon), Juliana Pereira, recebeu a imprensa para detalhar a operação do site. Ela ressaltou que o novo espaço de reclamação não altera a atuação dos Procons. "O site não é uma fase pré (Procon), mas, à medida que for utilizado, pode trazer a busca da solução para o endereço", afirmou.

Para evitar pressões de empresas, o site só poderá ser acessado após uma série de exigências de identificação do cliente. "A plataforma na internet busca ampliar o acesso (aos órgãos de defesa do consumidor)", diz Juliana. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Últimas Notícias
06/07 - Santa Catarina é o primeiro estado com Frente Parlamentar de Material de Construção
20/10 - Parcelamento do ICMS
19/10 - Sebrae Jaraguá do Sul
19/10 - Novo limite do Simples Nacional aprovado
13/10 - ECOMAC BAHIA
03/08 - Construsul em Novo Hamburgo (RS)
01/07 - ACOMAC INFORMA: SIMPLES NACIONAL - NOVAS REGRAS E ALÍQUOTAS APROVADAS PELO SENADO
24/06 - CURSO DESIGNADOS DA CIPA
17/05 - Fazenda registra indícios de sonegação
25/04 - Curso de “Crédito e Cobrança”
05/04 - CONVITE A TODOS ASSOCIADOS
31/03 - Fazenda de SC e Receita Federal sincronizarão malhas do Simples Nacional
30/03 - Senhores Associados da Acomac CONVITE!
11/03 - ECOMAC BAHIA
28/11 - FESTA DE ENCERRAMENTO ACOMAC
06/08 - Acomac promove viagem para a feira CONSTRUSUL
07/07 - Operação Fiscalização Receita Estadual
15/06 - Acomac promove curso de CIPA
15/05 - Inscrições no curso “Operador de Empilhadeira” até dia 15/05
24/04 - Acomac convênio com IVECO
22/04 - 1ª Assembleia da ACOMAC em 2015.
08/04 - Senhores Associados, boa tarde! Fiscalização recupera R$ 70,1 milhões
27/03 - Prezados Associados. Nova versão da Nota Fiscal Eletrônica
26/03 - INFORMATIVO
29/09 - Assuntos na assembleia do dia 23/09/2014
29/09 - Exclusão do Simples Nacional
15/09 - Convite para a festa da Acomac
21/08 - Senhores Associados, boa tarde. Para todos tomar conhecimento da economia de água com estes produtos. Vale a pena fazer uma informação na loja - em
18/07 - Contribuintes que não regularizarem seus débitos com a Fazenda Pública Federal serão excluídos do regime especial
27/06 - Plataforma Exclusiva Para Atendimento De Reclamações De Consumidores
03/06 - Lei da Transparência!!
03/06 - ALERTA DE GOLPE NA NOSSA REGIÃO, FIQUEM TODOS ALERTAS!!!
09/05 - PROCONS PODERÃO APLICAR MULTAS A PARTIR DE JUNHO PARA EMPRESAS QUE NÃO CUMPRIREM A LEI DE OLHO NO IMPOSTO
Receba Novidades
 
Nome:
E-mail:
Acomac JS - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Jaraguá do Sul
Acomac JS - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Jaraguá do Sul
Acomac JS
©Copyright - 2020 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Guiafixas